Espreitadelas

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Primeiro Natal cá em casa! E agora?! - Ementas

Apesar do Natal ter já uma ementa própria e a nossa família não ser exceção, as ementas para estes dias são coisas importantes e que dão sempre muito trabalho.
Há coisas que nunca podem faltar, bacalhau na noite de 24, peru no almoço de 25 e alguns doces tradicionais, que são sempre os mesmos a trazer, equipa vencedora não se muda!
De qualquer forma há sempre algumas novidades, ou recuperações. Normalmente as alterações são ao nível das entradas e das sobremesas porque no resto não há muito por onde alterar. Vou fazer aqui um apanhado geral com o básico, com aquilo que sei que de certeza vai ter de haver e depois de amadurecer mais esta ideia volto a atualizar este lista com algumas receitas e até fotografias (para me inspirar) se for caso disso.


Por isso para este ano temos:
Entradas:
Queijos
Enchidos

Jantar de 24:
Bacalhau com batata, couve e talos

Almoço de 25:
Peru
Leitão à Bairrada

Jantar de 25:
Camarão cozido
Sapateira
Roupa velha
Leitão

Sobremesas:
Rabanadas
Coscorões
Broinhas de Natal
Farófias
Pão de rala

PS: Não decidimos ainda nada sobre o local…. Não tenho falado no assunto para não assustar os intervenientes, mas começo a ficar em stress por não começar a mexer na “massa”… é que tenho tanto para organizar para que no dia as coisas sejam mais simples e fáceis…..

Beijocas,


Sweet

2 comentários:

  1. Acho que morria de stress se tivesse de preparar o Natal em minha casa para 17 pessoas 24/7... Boa sorte!
    Na nossa família na véspera também se come bacalhau e para quem não gosta muito há sempre outra coisa qualquer. Não é lá por ser tradição que vamos comer coisas de que não gostamos, principalmente numa noite festiva. No dia normalmente é lombo assado ou cabrito e farrapo velho (para quem gosta, eu detesto até o cheiro!). À noite são os restos :) De sobremesa cá por casa há sempre aletria, leite creme, rabanadas, bolo rei e pão de ló. Basicamente é para sair de lá a rebolar :)) Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sweet, minha amiga, eu estou a morrer de stress!!!!!
      ahahahahah
      Mas é um gosto que tenho. Os meus avós já estão velhotes e eu gostava de ter essa memória, da mesma forma que tenho na memória os meus melhores Natais na casa deles em Lisboa! Que saudades!
      Enfim... hoje estou chorona!

      Beijos amiga,

      Sweet

      Eliminar